sexta-feira, 22 de abril de 2011

ATENÇÃO




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OBRIGADO!












Anônimo disse...




Fico..Muito Bom..aki esplica direitinho..
Tudo sobre o handebol de quadra...

segunda-feira, 11 de abril de 2011


A

Apertada – Sistema de marcação apertado, sem dar espaço para os adversários.

Arremesso – Ato de jogar a bola em direção ao gol.

B

Bloqueio – Utilização do corpo para impedir o deslocamento do adversário.

Bola ao chão - É marcada quando, mantida a bola dentro da quadra e fora das áreas de goleiro, ocorrer: falta simultânea de jogadores das duas equipes; interrupção do jogo por qualquer motivo ou razão que não se caracterize como infração às regras.

C

Cerrada - O mesmo que apertada.

Condução – Movimento irregular de carregar a bola, segurando-a por três segundos ou caminhando três passos sem batê-la no chão.

D

Desqualificação – Expulsão. O time permanece durante dois minutos com um jogador a menos e depois pode completar a equipe com outro jogador.

Dois minutos - Punição que obriga o jogador a permanecer fora da partida durante dois minutos, depois dos quais pode retornar ao jogo com permissão da mesa de arbitragem.

Drible – Ato de bater na bola seguidamente em direção ao chão, utilizando apenas uma das mãos.

E

Escanteio - Lance ordenado desde que a bola tocada pela equipe defensora ultrapasse a linha de fundo (sem que o goleiro tenha tocado na bola). É executado no ponto de intersecção entre a linha de fundo e a linha lateral, do lado onde a bola saiu.

Exclusão - Recurso extremo da arbitragem, utilizado em casos de agressão física e verbal ou em lances violentos. O jogador que sofrer exclusão não pode voltar a quadra e nem se sentar no banco de reservas, e seu time permanece até o fim da partida com um jogador a menos.

F

Finta –Ato de ultrapassar o adversário batendo a bola no chão.

Flutuação – Movimento do defensor na marcação de seu oponente direto, saindo à frente e retornando novamente à sua posição de origem.

Fundo central – Jogador central que atua no meio da quadra.

I

Infiltração – Movimento de ataque no qual o jogador entra na defesa adversária em uma jogada criada por ele ou pelos seus companheiros de equipe.

Interceptação – Ato de impedir que uma bola chegue ao adversário.

J

Jogador de linha - Qualquer atleta do time, com exceção do goleiro.

K

L

Linha de quatro metros – Demarcação da área onde um goleiro pode ficar durante a cobrança de um tiro de sete metros.

Linha de seis metros – Demarcação da área onde o goleiro pode atuar.

Linha dos sete metros – Linha que demarca o local onde o jogador deve cobrar um tiro de sete metros.

P

Pivô – Jogador que atua próximo à área do goleiro.

Q

Quique – O mesmo que drible.

R

Rebote – Ato de pegar a bola no momento em que esta não está de posse de nenhum jogador.

Recepção – Ato de pegar a bola passada por um companheiro de equipe.

T

Time-out –Interrupção do jogo pelo árbitro em alguns momentos da partida.

Tiro de sete metros – É equivalente ao pênalti no futebol. Ocorre após a execução de uma falta grave sobre o adversário.

Tiro lateral – Cobrado com um pé sobre a linha e outro fora da quadra, é ordenado quando a bola ultrapassa o limite da linha lateral.

Tiro livre – Pode ser ordenado por vários motivos. O jogador pode arremessar ou sair jogando com um companheiro de equipe.

Tiro de meta – Cobrado de dentro da área pelo goleiro, acontece quando a bola sai pela linha de fundo tendo tocado pela última vez em um jogador da equipe adversária ou no próprio goleiro.

Tiro de saída – Jogada que dá início à partida. É feita no meio da quadra.

domingo, 10 de abril de 2011

Regras do handebol




Regras do handebol
O handebol também é chamado por andebol, e também conhecido como handball, na língua inglesa. O esporte foi inventado por Karl Schelenz, no ano de 1919, onde o alemão se baseou em outros esportes praticados no século XIX.
O Handebol é um jogo muito divertido, porém um pouco complexo. Isso faz com que muitas e muitas pessoas desistam de seu sonho de ser um jogador, por dificuldades de entendimento, ou mesmo por encontrar certas regras no jogo que dificultam seu bom andamento durante o jogo. Mas para que isso venha mudar, mesmo que seja para a pratica do jogo por lazer, conheça logo a seguir algumas regras básicas do handebol. Na realidade o handebol segue à 17 regras, então conheça as principais a seguir:
O campo precisa possuir de comprimento de 45 a 76 metros, e uma largura de 35 a 66 metros, sendo sempre retangular. A baliza precisa ter de largura interior 3 metros, e a altura de 2 metros. No meio de cada baliza e a uma distância de 9 metros, é preciso trassar uma linha paralela à do gol denominada “marca dos 9m”.
Saiba que é permitido parar, lançar, pegar a bola e lembre-se que não importa a maneira, como o fará, enfim, você poderá utilizar a ajuda de suas mãos, braços, da cabeça, do tronco, e também das coxas e dos joelhos. Na área de gol, apenas o goleiro poderá permanecer na mesma, o atacante que entrar nesta área será punido com um tiro livre. Mas caso ele invadir após realizar o lance, não ocorrerá punições.
Lembre-se que o tiro livre pode acontecer em diversos casos, os mesmos são: A saída ou entrada imprevisível de um jogador; também em caso de um lance de saída irregular, ou também de um manejo irregular da bola; em casos de comportamento incorreto com o adversário, obviamente que a punição virá; assim como uma conduta antidesportiva; em caso também de uma execução irregular no lance de sete metros ou no lance livre, o tiro livre será executado.

A história do handebol

A história do handebol
Homero, na Odisséia, foi quem primeiro citou o handebol; depois foram os romanos; mas a Alemanha é quem iniciou o jogo como se conhece hoje


A bola é sem dúvida um dos instrumentos desportivos mais antigos do mundo e vem cativando o homem há milênios. O jogo de “Urânia” praticado na antiga Grécia, com uma bola do tamanho de uma maçã, usando as mãos, mas sem balizas é citado por Homero na Odisséia. Também os Romanos, segundo Cláudio Galero (130-200 DC), conheciam um jogo praticado com as mãos, “Hasparton”. Mesmo durante a Idade Média, eram os jogos com bola, praticados como lazer por rapazes e moças. Na França, Rabelais (1494-1533) citava uma espécie de handebol (“esprés jouaiant à balle, à la paume”). Em meados do século passado (1848), o Prof. dinamarquês Holger Nielsen criou no Instituto de Ortrup, um jogo denominado “Haaddbold” determinando suas regras. Na mesma época dos tchecos conheciam jogo semelhante denominado “Hazena”. Fala-se também de um jogo similar na Irlanda, e no “Sallon”, do uruguaio Gualberto Valetta, como precursor do handebol. Todavia, o handebol como se joga hoje, foi introduzido na última década do século passado, na Alemanha, como “Raftball”. Quem o levou para o campo, em 1912, foi o alemão Hirschmann, então secretário da Federação Internacional de Futebol.

O período da primeira Grande Guerra (1915 a 1918) foi decisivo para o desenvolvimento do jogo, quando o Prof. de ginástica Berlinense Max Heiser, criou um jogo ao ar livre para as operárias da Fábrica Siemens, derivado do “Torball” e quando os homens começaram a pratica-lo o campo foi aumentando para as medidas do futebol. Em 1919, o Prof. Alemão Karl Schelenz reformulou o “Torball”, alterando seu nome para “Handball” com as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, para o jogo com 11 jogadores. Schelenz levou o jogo como competitivo para a Áustria, Suíça além da Alemanha. Em 1920 o Diretor da Escola de Educação Física da Alemanha tomou o jogo como desporto oficial. Cinco anos mais tarde, Alemanha e Áustria fizeram o 1º jogo internacional, com vitória dos austríacos por 6 a 3. Na reunião de agosto de 1927 do Comitê de Handebol da IAAF adotaram as regras alemãs como as oficiais, motivando a que na 25ª sessão do Comitê Olímpico Internacional, realizado no mesmo ano, fosse pedida a inclusão do handebol no programa olímpico. Como crescia o número de países praticantes, o caminho foi a independência da IAAF, o que aconteceu no dia 4 de agosto de 1928, no Congresso de Amsterdã, quando 11 países escolheram o americano Avery Brudage como membro da Presidência da FIHA.

O COI então decidiu em 1934 que o handebol seria incluído nas olimpíadas de Berlim de 1936, o que realmente aconteceu com a participação de 6 dos 26 países então filiados, com a Alemanha vencendo a Áustria no jogo final por 10 a 6, perante 100.000 pessoas no Olympia Stadium de Berlim. Dois anos mais tarde, também na Alemanha, foi disputado o primeiro campeonato mundial, tanto no campo (8 participantes) como no salão (apenas 4 concorrentes). Tão logo terminou a Guerra Mundial, os dirigentes de handebol reuniram-se em Copenhague e fundaram a atual Federação Internacional com sede na Suécia sob a presidência do sueco Costa Bjork. Em 1950 a sede da IHF mudou-se para a Basiléia, na Suíça. Mesmo sem a participação dos alemães, criadores do jogo, os campeonatos mundiais foram reiniciados no campo em 1948 (para homens) em 1949 (para mulheres). No salão, já com os alemães, os certames foram reiniciados em 1954. Por razão climática, falta de espaço pela preferência do futebol e pelo reconhecimento de que era mais veloz, o handebol de salão passou a ter a preferência do público e a modalidade se impôs, a ponto de ser suspensa a realização de campeonatos mundiais de campo, desde 1966. Hoje, o handebol leva multidões aos ginásios, principalmente na Europa, onde os grandes astros são bem pagos e reconhecidos.

O handebol vem realizando a cada quatro anos seus campeonatos mundiais e olímpicos, estes desde 1972 no masculino e desde 1976 no feminino. União Soviética, Iugoslávia, Alemanha Oriental e Ocidental, Suécia, Dinamarca, Hungria, Romênia e Espanha são destaques na Europa. Nos outros continentes a Coréia, Japão (Ásia). Argélia e Tunísia (África) e Cuba, Estados Unidos, Brasil (América) têm obtidos melhores resultados em ambos os sexos. 

CURIOSIDADES - Medidas da quadra de Handebol.


Para quem não conhece, aí está a quadra de Handebol, medidas, duração da partida, tamanhos das bolas.
  • Uma quadra oficial deverá ter 40x20 metros e a meta (gol) 3x2 metros.
  • A duração de uma partida adulta é de dois tempos de 30 minutos e 10 de intervalos, já nas categorias mais baixas esse tempo vai se reduzindo em 25x25 ou 20x20 minutos.
  • A área de jogo é composta pela área do goleiro (6m), área de tiro livre (9m), linha de centro, linhas laterais, linhas de fundo, linhas de meta (gol), espaço para substituições e linhas de 7m (cobrança de penalidade máxima).
  • A bola pode ser de 3 tamanhos diferentes: HI1 - homens até 12 anos e mulheres até 14 anos. HI2 - homens de 12 - 16 anos e mulheres acima de 14 anos. HI3 - homens acima de 16 anos.

REGRAS SIMPLIFICADAS

* Os jogos oficiais têm duração de uma hora, em dois tempos de trinta minutos.

* Não há limite para substituições.

* O jogador só pode dar três passos com a bola na mão, depois tem que passá-la, arremessá-la ou driblar.

* Nenhum jogador pode permanecer dentro das áreas de seis metros que circundam os gols, com exceção dos goleiros.

* O goleiro pode atuar como qualquer outro jogador, desde que não saia da sua área conduzindo a bola.

* A falta faz parte da tática defensiva. Um número ilimitado de faltas é permitido no handebol, desde que elas sejam feitas sem o uso excessivo de força e sem violência.

* Toda falta normal é cobrada na linha tracejada (ou linha dos 9 metros), e toda a equipe atacante tem que estar atrás desta linha no momento da cobrança.

* Ao cometer falta desleal, o jogador pode ser punido com exclusão por 2 minutos ou até cartão vermelho, que o elimina do jogo. Se um mesmo atleta é excluído por 2 minutos por três vezes num mesmo jogo, ele também é eliminado do jogo.

* Se um jogador está em posição para fazer um gol e sofre falta por trás ou é agarrado, o infrator é punido com um tiro de sete metros, semelhante ao penalty do futebol.

* Só existem escanteios se o último jogador a tocar na bola não tenha sido o goleiro, toda bola que sai pela linha de fundo tocada pelo goleiro é da defesa.

* Se o árbitro verificar que um dos times não está fazendo força para atacar, ele pode assinalar jogo passivo (‘enrolando’) e conceder a posse de bola para a outra equipe.

* Quando a bola sai pela linha lateral, é cobrado o arremesso lateral, no qual o jogador deve ter um dos pés em cima na linha.

Handebol e saude


CURIOSIDADES  - Músculos utilizados no Handebol:


Estes são os músculos e as articulações do corpo humano que são mais exigidos aos praticantes de Handebol.

Os músculos inferiores: quadríceps, glúteos, tibial anterior e a panturrilha são exigidos o tempo todo em treinamentos e jogos de handebol, pois é devido a eles que ocorre toda a movimentação das pernas, corridas rápida e lentas, mudanças de direção, paradas bruscas e coordenação motora (três passos, saltos,  entre outros).

Já os músculos superiores: peitorais, deltóides, tríceps, rotatores de ombros, flexores de punho são os músculos que irão realizar os arremessos, giros de braços, passes, recepções...

Como podemos perceber, quase todas as articulações do corpo humano são utilizadas pelos praticantes de Handebol, são elas: articulações de joelhos, quadril, tornozelos, ombros, cotovelos e punhos.

Os músculos abdominais e vertebrais são necessários para a sustentação e equilíbrio do corpo humano e por isso são importantíssimos não só para o Handebol quanto para qualquer modalidade esportiva.

Handebol – Regras básicas para iniciantes (portugal)


Handebol – Regras básicas para iniciantes
Para todos aqueles que começam a dar os seus primeiros passos na nossa modalidade, nunca é demais relembrar os princípios de jogo, e verdade seja dita, tenho conhecimento de muita boa gente que se esquece de informar estes pequenos e importantes passos, principalmente aos nossos bambis e minis.
Regras Básicas
Como qualquer desporto, o andebol tem regras. Só sabendo e , por sua vez, cumprindo estas regras é que podemos praticar este desporto.
·                     A equipa de andebol é formada por 7 jogadores de campo (duas pontas, dois laterais, um central, um pivot e um guarda-redes) e tendo um máximo de 7 suplentes.
·                     a duração dos jogos depende do escalão. No escalão até aos 10 anos (bambis e minis) o jogo dura 40min, duas partes de 20min e um intervalo de 10min; no escalão dos 11 a 12 anos (infantis) o jogo dura 50min, duas partes de 25min e um intervalo de 10min; nos escalões imediatos a partir dos 13anos (iniciados a seniores) o jogo dura 60min, duas partes de 30min e um intervalo de 10min.
·                     O terreno de jogo tem forma rectangular compreendido entre duas linhas laterais de 40 m e duas linhas de baliza de 20m.
campo_andebol.gif
·                     O sistema de pontuação diz que só é golo quando a bola passa totalmente a linha de baliza.
·                     A bola é considerada fora quando ultrapassa totalmente as linhas laterais ou as linhas de baliza.
·                     A bola é reposta em jogo através de: lançamento pela linha lateral, colocando um dos pés sobre a linha lateral onde a bola saiu e o outro fora do terreno; lançamento de canto, ocorre quando a bola sai pela linha de baliza tendo sido o ultimo jogador a tocar um defesa (excepto o guarda-redes) e é realizado com um pé sobre a marcação de canto; lançamento de baliza, quando a bola sai pela linha de baliza tendo sido o ultimo jogador a tocar um atacante ou o guarda-redes, a bola é passada pelo guarda-redes em qualquer parte da sua área.
·                     Não há limite de substituições por jogo.
·                     As acções consideradas falta resultam num lançamento livre. Os jogadores defensores têm de estar no minimo a 3m do local da marcação. Se a falta ocorrer entre a linha de 6m e 9m, a falta é marcada de igual maneira mas sobre a linha de 9m. È permitido marcar as faltas directamente para a baliza. Quando um jogador sofre falta em situação manifesta de golo ou um defesa viola a área do guarda-redes é marcado um livre de 7m. Este marca-se na marca de 7m directamente para a baliza.
·                     A bola só pode ser jogada com as mãos, caso contrario é falta. Também não é permitido ficar com a bola na mão mais de 3 segundos consecutivos.
·                     Um jogador não pode dar mais de três passos com a bola na mão sem driblar.
·                     Não se podem fazer dois dribles consecutivos, ou seja, driblar a bola, agarrá-la e voltar a driblar. Não se pode driblar com as duas mãos em simultâneo.

Regras


REGRA 1 - A QUADRA

1.1 A quadra é de forma retangular: compreende uma superfície de jogo e duas áreas de gol e mede 40m de comprimento e 20m de largura.
Os grandes lados são chamados linhas laterais; os pequenos, linhas de gol. O estado da quadra não deve ser modificado de forma nenhuma em benefício de só uma equipe.
1.2 O gol ou baliza e colocado no meio da linha de gol. Ele deve ser solidamente fixado ao solo. Mede no interior 2m de altura e 3m de largura.
1.3 A área de gol é delimitada por uma linha reta de 3m, traçada 6m à frente da baliza, paralelamente à linha de gol e continuada em cada extremidade por um quarto de círculo de 6m de raio, tendo por centro o ângulo interno, inferior e posterior de cada poste da baliza. A linha delimitando a superfície é chamada área de gol
1.4 A linha de tiro livre, descontínua, se inscreve sobre uma reta de 3m traçada 9m à frente da baliza, paralelamente à linha da área de gol. Os traços da linha de tiro livre medem 15cm, assim como os intervalos
1.5 A marca de 7m é constituída por uma linha e 1m traçada á frente do meio da baliza, paralelamente à linha de gol, a uma distância de 7m a partir do lado exterior da linha de gol.
1.6 Uma marca de 15cm de comprimento é traçada à frente do meio de cada baliza e paralelamente a esta, a uma distância de 4m a partir do lado exterior da linha de gol. É a linha de limitação do goleiro, antes de a bola sair das mãos do cobrador, quando da execução de um tiro de 7 metros.
1.8 De cada lado e a 4,50m da linha central, uma marca de 15cm delimitando cada uma das zonas de substituição, respectivamente, para as equipes que estiverem ocupando os respectivos bancos de reservas.


REGRA 2 - A DURAÇÃO DO JOGO


2.1 Para equipes masculinha e femininas de mais de 18 anos, a duração do jogo é de 2 X 30 minutos com 10 minutos de intervalo.
2.2 O jogo começa pelo apito do árbitro central autorizando o tiro de saída, e termina pelo sinal do cronometrista. As infrações e condutas anti-desportivas cometidas antes do sinal do cronometrista, devem ser punidas pelos árbitros, mesmo depois de se ter sinalizado o final do jogo.
2.3 Após o intervalo, as equipes trocam de quadra.
2.4 Os árbitros decidem quando o tempo deve ser interrompido e quando ele deve ser retomado.
Eles assinalam ao cronometrista o instante da parada dos cronômetros e os da reposição em jogo.
2.5 Se um tiro livre ou um tiro de 7m é assinalado pouco antes do intervalo ou do final do jogo, o cronometrista deve esperar o resultado imediato do tiro antes de sinalizar o encerramento do jogo mesmo se o jogo estiver terminado.
2.6 Se os árbitros constatam que o jogo foi interrompido antes do tempo regulamentar pelo cronometrista, devem reter os jogadores na quadra e se ocupar do reinício do jogo, para completar o tempo que resta por jogar.
2.7 Se o jogo empatado deve ter a sua continuação até que haja um vencedor, após 5 minutos de intervalo, a escolha da quadra ou do tiro de saída deve ser novamente sorteada.
A prorrogação dura 2 X 5 minutos para todas as equipes (troca de quadra sem intervalo). Se o jogo continuar empatado após esta primeira prorrogação, uma segunda é jogada após 5 minutos de intervalo e um novo sorteio, com duração de2 X 5 minutos (troca de quadra sem intervalo). Se o jogo continuar empatado, proceder-se-á de acordo com o regulamento particular da competição em curso.


REGRA 3 - A BOLA

3.1 A bola é constituída por um invólucro de couro ou de matéria plástica de cor uniforme. É de forma redonda. Bolas brilhantes ou lisas não serão permitidas.
3.2 Para os homens, a bola deve medir no início do jogo de 58 a 60 cm de circunferência e pesar de 425 a 475g. Para as mulheres a bola deve medir no início do jogo de 54 a 56cm de circunferência de pesar de 325 a 400g.


REGRA 4 - OS JOGADORES

4.1 Uma equipe se compõe de 12 jogadores (10 jogadores de quadra e 2 goleiros). Em todos os casos, a equipe é obrigada a jogar com 1 goleiro, 7 jogadores no máximo (6 jogadores de quadra e 1 goleiro) que podem se encontrar na quadra ao mesmo tempo, os quais devem ser inscritos na súmula da partida. Os outros jogadores são reservas.
4.4 Durante o jogo os reservas podem entrar na quadra a qualquer momento e repetidamente, sem avisar o cronometrista, desde que os jogadores substituídos tenham abandonado a quadra. Isto vale igualmente para a substituíção do goleiro.
4.7 O uniforme dos jogadores de quadra de uma equipe deve ser igual, sendo que a cor do uniforme do goleiro deve diferir claramente das duas equipes.


REGRA 5 - O GOLEIRO

5.1 Um goleiro nunca pode substituir um outro jogador, no entanto qualquer outro jogador pode substituir um goleiro. O jogador de quadra deve vestir o uniforme do goleiro antes de substituí-lo pela zona de substituíção.
É permitido ao goleiro : 5.2 Tocar a bola na área de gol numa tentativa de defesa, com todas as partes do corpo. OBS: Exceto chutar a bola, mesmo em tentativa de defesa.
5.3 Deslocar-se na área de gol com a bola na mão, sem restrição.
5.4 Sair da área de gol, numa ação defensiva, e continuar a jogar, poder, e tomar parte do jogo. Neste caso, estará sujeito às regras dos demais jogadores de quadra.
5.5 Sair da área de gol, numa ação defensiva, e continuar a jogar, desde que não tenha a bola dominada.
5.7 Jogar intencionalmente a bola dominada atrás da linha de gol, por fora da baliza (tiro livre).
5.9 Tocar a bola na área de gol, depois de um tiro de meta, se a bola não tiver sido tocada por outro jogador (tiro livre).
5.10 Tocar a bola na área de gol, parada ou rolando no solo, fora da área de gol, desde que ele se encontre dentro de sua área de gol (tiro livre).
5.12 Voltar com a bola da quadra de jogo para dentro de sua própria área de gol (tiro de 7m).


REGRA 6 - A ÁREA DE GOL

6.1 Somente o goleiro tem o direito de permanecer na área de gol. Ela é violada, desde que um jogador de quadra a toque, inclusive em sua linha, com qualquer parte do corpo.
6.2 A violação da área de gol por um jogador de quadra é punida da seguinte forma: 
A) Tiro livre, se um jogador de quadra a invade com a bola. 
B) Tiro livre, se um jogador de quadra a invade sem a bola e disso leva vantagem. 
C) Tiro de 7m, se um jogador da equipde que defende e invade intencionalmente, e desta maneira coloca em desvantagem o jogador atacante que tem a posse da bola.
6.7 O lançamento intencional da bola para sua própria área de gol é punido da seguinte forma: A) Gol, se a bola penetra no gol. 
B) Tiro de 7m, se o goleiro toca a bola evitando que esta entre no gol. 
C) Tiro livre, se a bola permanecer na área de gol ou ultrapassar a linha de gol por fora da baliza.


REGRA 7 - O MANEJO DA BOLA

É permitido :
7.1 Lançar, bater, empurrar, socar, parar e pegar a bola com a ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco e joelhos.
7.2 Segurar a bola no máximo durante 3 segundos, mesmo que ela esteja no solo.
7.3 Fazer no máximo 3 passos com a bola na mão. Um passo é feito: 
A) Quando o jogador, tendo os dois pés no solo, levanta um dos pés e torna a pousá-lo (não importa a direção ou distãncia) ou o desloca (deslizar). 
B) Quando um jogador, tendo um pé no chão, apanha a bola e em seguida toca o solo com o segundo pé. 
C) Quando o jogador em suspensão toca o solo com um pé e salta no mesmo pé ou toca o chão com o segundo pé. 
D) Quando o jogador em suspensão toca o solo com os dois pés ao mesmo tempo, levanta em seguida um dos pés e torna a pousá-lo ou deslocá-lo. Nota: Quando um pé é deslocado no chão, o segundo pé pode ser trazido junto ao primeiro.


REGRA 8 - CONDUTA PARA COM O ADVERSÁRIO


É PERMITIDO:



8.1 Utilizar os braços e as mãos para apoderar-se da bola.
8.2 Tirar a bola do adversário com a mão aberta, não importa de que lado.
8.3 Barrar com o tronco o caminho do adversário, mesmo que ele não esteja com a posse da bola.


É PROIBIDO:

8.4 Barrar o caminho do adversário ou contê-lo com os braços, as mãos ou as pernas.
8.6 Arrancar a bola do adversário com uma ou duas mãos, assim como bater na bola que ele tenha em suas mãos.
8.7 Utilizar o punho para tirar a bola do adversário.
8.8 Lançar a bola de modo perigoso para o adversário ou dirigir a bola contra ele numa finta perigosa.


REGRA 9 - O GOL

9.1 Um gol será marcado, quando a bola ultrapassar totalmente a linha de gol por dentro da baliza e desde que nenhuma falta tenha sido cometida pelo executor e seus companheiros. Quando um defensor comete uma infração anti-regularmente que não impeça que a bola entre na baliza, o gol é considerado marcado, desde que os árbitros tenham a certeza de que a bola ultrapassaria a linha de gol, por entre as balizas.
O gol não será válido se os árbitros ou o cronometrista assinalaram a paralisação do jogo, antes que a bola tenha ultrapassado a linha de gol, por dentro da baliza.

REGRA 10 - O TIRO DE SAÍDA

10.1 No início do jogo, o tiro de saída é executado pela equipe que ganhou o sorteio e que escolheu a saída, ou pela outra equipe, se a que ganhou o sorteio escolheu a quadra.
Após o intervalo, o tiro de saída pertence à equipe que não o fez no início do jogo. Em caso de prorrogação, a escolha da quadra ou da saída é novamente sorteada.
10.4 No momento do tiro de saída, todos os jogadores devem se encontrar na sua própria meia-quadra: os jogadores adversários devem se encontrar pelo menos a 3m do jogador executante do tiro de saída.


REGRA 11 - TIRO DE LATERAL

11.1 O tiro de lateral é ordenado quando a bola ultrapassar completamente uma linha lateral, ou quando a bola tocar por último um jogador da equipe defensora antes que ela deixe a quadra, ultrapassando a linha de gol por fora da baliza. Um tiro de meta deve ser executado no caso em que o caso, na área de gol, tenha tocado por último a bola antes que ela ultrapasse a linha de gol por fora da baliza.
11.4 O jogador que executa o tiro de lateral deve manter um pé sobre a linha lateral, até que a bola tenha deixado a sua mão. Não é permitido colocar a bola no solo e tornar a pegá-la , ou quicar a bola.


REGRA 12 - O TIRO DE META

12.1 Um tiro de meta é ordenado quando a bola ultrapassar a linha de gol, por fora da baliza (ver todavia 5.7, 7,10, 11.1)
12.2 O tiro de meta deve ser executado sem o apito do árbitro, da área de gol por sobre a linha da área de gol (ver todavia 16.3b).


REGRA 13 - O TIRO LIVRE

13.1 Um tiro livre é ordenado nos seguintes casos: 
A) Substituição anti-regulamentar. 
B) Faltas do goleiro. 
C) Faltas dos jogadores de quadra na área de gol 
D) Manejo anti-regulamentar da bola. 
E) Lançamento intencional da bola por fora da linha lateral ou linha de gol por fora da baliza. 
F) Jogo passivo 
G) Conduta anti-regulamentar para com o adversário. 
H) Tiro de saída anti-regulamentar. 
I) Conduta anti-regulamentar num tiro de lateral. 
J) Conduta anti-regulamentar num tiro de meta. 
K) Conduta anti-regulamentar num tiro livre 
L) Paralisação do jogo, sem que tenha havido nenhuma infração às regras. 
M) Conduta anti-regulamentar por ocasião de um tiro de 7 metros. 
N) Conduta anti-regulamentar num tiro de árbitro. 
O) Execução incorreta dos tiros. 
P) Conduta antidesportiva grosseira ou repetida. 13.3 Desde que, de posse da bola, o jogador que executa o tiro livre esteja pronto a executá-lo do local exato, não lhe é mais permitido colocar a bola no solo e tornar a pegá-la, ou quicar a bola.
13.4 Durante a execução de um tiro livre, os jogadores da equipe atacante não devem tocar ou ultrapassar a linha de tiro livre.
13.5 Durante a execução de um tiro livre, os jogadores adversários devem estar a pelo menos 3m do executor. Durante a sua execução na linha de tiro livre, os jogadores da equipe defensora podem se colocar na linha da área de gol.
13.7 Se o jogo foi paralisado sem que tenha havido ações anti-regulamentares e a bola estava em poder de uma determinada equipe, o jogo é reiniciado por um tiro livre ou correspondente, executado após o apito do árbitro, do local onde se encontrava a bola no momento de paralisação e pela equipe que estava com a posse da bola.


REGRA 14 - O TIRO DE 7 METROS

14.1 Um tiro de 7 metros é ordenado nos seguintes casos: 
A) Quando a infração, em qualquer parte da quadra de jogo, frustra uma clara ocasião de gol, inclusive se a comete um oficial. 
B) O goleiro joga, para a sua área de gol, a bola que se encontra no solo fora da área de gol, ou retorna, com a bola controlada, da quadra para a área de gol. 
C) Violaçào da própria área de gol, numa tentativa de defesa, colocando em desvantagem o jogador atacante que está com a posse da bola. 
D) Lançar a bola intencionalmente para o próprio goleiro na sua área de gol.
14.2 O tiro de 7m é um lançamento direto ao gol e deve ser executado dentro dos 3 segundos após o apito do árbitro.


REGRA 15 - O TIRO DE ÁRBITRO

15.1 Um tiro de árbitro é ordenado nos seguintes casos: 
A) Quando os jogadores das duas equipes cometem ações anti-regulamentares ao mesmo tempo, na quadra. 
B) Quando a bola toca o teto ou objeto fixado sobre a quadra (11.2, 12.3, 13.2, 18.7c) 
C) Quando o jogo é interrompido sem que tenha havido qualquer infração, e a bola não esteja em poder de nenhuma equipe.
15.2 Sem apitar o árbitro central lança a bola verticalmente para cima no local onde ela se encontrava no momento da interrupção do jogo.
Se este local está situado entre as linhas de área de gol e de tiro livre, o tiro de árbitro é executado do local mais próximo fora da linha de tiro livre.
15.3 Na execução de um tiro de árbitro, todos os jogadores, salvo um de cada equipe, devem estar pelo menos 3m do árbitro (13.1o). Os dois jogadores devem estar um de cada lado do árbitro, cada um do lado de seu próprio gol. A bola somente poderá ser jogada quando atingir o seu ponto mais alto.
Obs: Os jogadores poderão tocar, ou dominar a bola para si mesmo.


REGRA 16 - A EXECUÇÃO DOS TIROS

16.1 Antes da execução de qualquer tiro, a bola deve estar na mão do executor, e todos os jogadores devem tomar posição, de acordo com as regras do tiroem questão. * Ver todavia 16.7.
16.4 Os tiros são considerados executados, assim que a bola tenha deixado a mão do executor. * Ver todavia 12.2 e 15.3.
Durante a execução de todos os tiros, a bola deve ser lançada e não deve ser entregue, nem tocada por um companheiro de equipe.
16.7 Durante a execução de um tiro de lateral, ou de tiro livre, os árbitros não devem corrigir uma posição irregular dos adversários, se, com uma execução imediata, esta incorreção não causa nenhum prejuízo à equipe atacante. Quando esta incorreção causar prejuízo, a posição irregular deve ser corrigida.
Se os árbitros apitam ordenando a execução de um tiro, apesar da posição irregular de um adversário , este tem o direito de intervir normalmente no jogo e não pode ser punido por sua ação.


REGRA 17 - AS SANÇÕES

17.1 Uma advertência pode ser dada: 
A) No caso de conduta anti-regulamentar para com o adversário (5.6, 8.4-11). 
Uma advertência será dada: 
B) Faltas pertinentes à conduta anti-regulamentar para com o adversário são punidas progressivamente (8.13). 
C) Faltas quando o adversário está executando um tiro (16.7) 
D) Conduta antidesportiva de parte do jogador ou oficial (17.11, 17.12a,c)
17.3 Uma exclusão deve ser dada nos seguintes casos: 
A) Substituição irregular ou entrada na quadra de jogo anti-regulamentar. 
B) Por repetidas infrações no comportamento para com o adversário, sancionado progressivamente. 
C) Conduta antidesportiva repetida por parte de um jogador na quadra de jogo. 
D) O jogador que não liberar imediatamente a bola quando os árbitros tomam uma decisão contra sua equipe. 
E) Irregularidades repetidas quando da execução dos tiros pela equipe adversária. 
Em casos excepcionais, uma exclusão pode ser dada sem advertência prévia.
17.5 Uma desqualificação será dada nos seguintes casos: 
A) Entrada, na quadra de jogo, de um jogador não inscrito na súmula de jogo. 
B) Irregularidades graves na conduta para com o adversário. 
C) Conduta antidesportiva repetida por um oficial ou um jogador fora de quadra (17.11 e 17.12d) 
D) Conduta antidesportiva grave, igualmente por parte de um oficial (17.11, 17.12b,d) 
E) Depois de uma terceira exclusão de um mesmo jogador 
F) Agressão fora da quadra de jogo por um jogador ou um oficial. 
A desqualificação de um jogador na quadra sempre vai acompanhada de uma exclusão, ou seja, a equipe fica com menos 1 jogador por 2 minutosm podendo a equipe ser completada após esse perídodo.
17.7 Uma expulsão será dada, em caso de agressão dentro da quadra (8.15, 8.17p e 17.11) Uma expulsão considera-se uma intervenção física irregular, particularmente forte (8.15), cometida contra o corpo de um jogador, árbitro, secretário/cronometrista, oficial ou espectador.
17.11 Em caso de conduta anti-desportiva, os árbitros devem dar umaadvertência ao jogador (17.1d), encontrando-se ele dentro ou fora da quadra. 
Em caso de reincidência, o jogador é excluído (17.3e) se ele se encontra na quadra. Ele é desqualificado (17.5) se encontrar-se fora dela. 
O comportamento anti-desportivo de um oficial deve ser punido com advertência (17.1d) e, em caso de reincidência, com uma desqualificação. Igualmente, no segundo caso, não poderá permanecer na zona de substituições, 
Por ocasião de uma conduta irregular (atitude anti-desportiva ou agressão), ocorrida durante uma interrupção de jogo ou "time-out" (paralisação do tempo de jogo), o jogo será retomado pelo tiro ordenado quando da interrupção
17.12 A conduta antidesportiva ou agressào dentro da quadra de jogo deve punir-se como se segue: 
Antes do jogo: 
A) No caso de conduta antidesportiva, por uma advertência (17.1d) 
B) Conduta antidesportiva ou agressão, por desqualificação (17,5d,f). 
Durante o intervalo: 
C) No caso de conduta antidesportiva, com uma advertência (17,1d) 
D) No caso de conduta antidesportiva grave ou repetida, ou agressão, por desqualificação (17,5c,d,f). 
Após o jogo: 
E) Relatório escrito.


REGRA 18 - OS ÁRBITROS

18.1 Cada jogo é dirigido por dois árbitros, tendo ambos os mesmos direitos. São assistidos por um secretário e um cronometrista
18.7 Em princípio, compete ao árbitro central apitar: 
A) A execução do tiro de saída. 
B) A execução do tiro de 7 metros. 
C) A execução de todos os tiros e após a paralisação do tempo de jogo (18.11) 
O árbitro de gol usará o seu apito: 
D) Quando um gol tiver sido marcado (9.1).
18.11 Ambos os árbitros são encarregados e responsáveis pelo controle do tempo de jogo. Em caso de dúvida sobre a exatidão da cronometragem, a decisão caberá ao árbitro designado em primeiro lugar na convocação oficial.


REGRA 19 - O SECRETÁRIO E O CRONOMETRISTA

19.1 O secretário controla a relação dos jogadores (somente os jogadores inscritos estão qualificados) e, com o cronometrista, a entrada dos jogadores que completam sua equipe ou os jogadores excluídos. 
Ele preenche a súmula, indicando os dados necessários (gols, advertências, exclusões, desqualificações e expulsões).


O CRONOMETRISTA CONTROLA:

A) O tempo de jogo; os árbitros decidem quando o cronômetro deve ser parado e quando novamente será acionado. 
B) O número de jogadores e oficiais no banco de reservas. 
C) Com o secretário, a entrada dos jogadores que completam as equipes. 
D) A entrada e saída dos substitutos 
E) A entrada dos jogadores não admitidos 
F) O tempo de exclusão dos jogadores. 
O cronometrista indica o final do 1º tempo e o final do jogo, com um sinal claramente audível (ver, todavia, 2.2 e 2.5).

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