domingo, 10 de abril de 2011

Regras do handebol




Regras do handebol
O handebol também é chamado por andebol, e também conhecido como handball, na língua inglesa. O esporte foi inventado por Karl Schelenz, no ano de 1919, onde o alemão se baseou em outros esportes praticados no século XIX.
O Handebol é um jogo muito divertido, porém um pouco complexo. Isso faz com que muitas e muitas pessoas desistam de seu sonho de ser um jogador, por dificuldades de entendimento, ou mesmo por encontrar certas regras no jogo que dificultam seu bom andamento durante o jogo. Mas para que isso venha mudar, mesmo que seja para a pratica do jogo por lazer, conheça logo a seguir algumas regras básicas do handebol. Na realidade o handebol segue à 17 regras, então conheça as principais a seguir:
O campo precisa possuir de comprimento de 45 a 76 metros, e uma largura de 35 a 66 metros, sendo sempre retangular. A baliza precisa ter de largura interior 3 metros, e a altura de 2 metros. No meio de cada baliza e a uma distância de 9 metros, é preciso trassar uma linha paralela à do gol denominada “marca dos 9m”.
Saiba que é permitido parar, lançar, pegar a bola e lembre-se que não importa a maneira, como o fará, enfim, você poderá utilizar a ajuda de suas mãos, braços, da cabeça, do tronco, e também das coxas e dos joelhos. Na área de gol, apenas o goleiro poderá permanecer na mesma, o atacante que entrar nesta área será punido com um tiro livre. Mas caso ele invadir após realizar o lance, não ocorrerá punições.
Lembre-se que o tiro livre pode acontecer em diversos casos, os mesmos são: A saída ou entrada imprevisível de um jogador; também em caso de um lance de saída irregular, ou também de um manejo irregular da bola; em casos de comportamento incorreto com o adversário, obviamente que a punição virá; assim como uma conduta antidesportiva; em caso também de uma execução irregular no lance de sete metros ou no lance livre, o tiro livre será executado.