segunda-feira, 11 de abril de 2011

A

Apertada – Sistema de marcação apertado, sem dar espaço para os adversários.

Arremesso – Ato de jogar a bola em direção ao gol.

B

Bloqueio – Utilização do corpo para impedir o deslocamento do adversário.

Bola ao chão - É marcada quando, mantida a bola dentro da quadra e fora das áreas de goleiro, ocorrer: falta simultânea de jogadores das duas equipes; interrupção do jogo por qualquer motivo ou razão que não se caracterize como infração às regras.

C

Cerrada - O mesmo que apertada.

Condução – Movimento irregular de carregar a bola, segurando-a por três segundos ou caminhando três passos sem batê-la no chão.

D

Desqualificação – Expulsão. O time permanece durante dois minutos com um jogador a menos e depois pode completar a equipe com outro jogador.

Dois minutos - Punição que obriga o jogador a permanecer fora da partida durante dois minutos, depois dos quais pode retornar ao jogo com permissão da mesa de arbitragem.

Drible – Ato de bater na bola seguidamente em direção ao chão, utilizando apenas uma das mãos.

E

Escanteio - Lance ordenado desde que a bola tocada pela equipe defensora ultrapasse a linha de fundo (sem que o goleiro tenha tocado na bola). É executado no ponto de intersecção entre a linha de fundo e a linha lateral, do lado onde a bola saiu.

Exclusão - Recurso extremo da arbitragem, utilizado em casos de agressão física e verbal ou em lances violentos. O jogador que sofrer exclusão não pode voltar a quadra e nem se sentar no banco de reservas, e seu time permanece até o fim da partida com um jogador a menos.

F

Finta –Ato de ultrapassar o adversário batendo a bola no chão.

Flutuação – Movimento do defensor na marcação de seu oponente direto, saindo à frente e retornando novamente à sua posição de origem.

Fundo central – Jogador central que atua no meio da quadra.

I

Infiltração – Movimento de ataque no qual o jogador entra na defesa adversária em uma jogada criada por ele ou pelos seus companheiros de equipe.

Interceptação – Ato de impedir que uma bola chegue ao adversário.

J

Jogador de linha - Qualquer atleta do time, com exceção do goleiro.

K

L

Linha de quatro metros – Demarcação da área onde um goleiro pode ficar durante a cobrança de um tiro de sete metros.

Linha de seis metros – Demarcação da área onde o goleiro pode atuar.

Linha dos sete metros – Linha que demarca o local onde o jogador deve cobrar um tiro de sete metros.

P

Pivô – Jogador que atua próximo à área do goleiro.

Q

Quique – O mesmo que drible.

R

Rebote – Ato de pegar a bola no momento em que esta não está de posse de nenhum jogador.

Recepção – Ato de pegar a bola passada por um companheiro de equipe.

T

Time-out –Interrupção do jogo pelo árbitro em alguns momentos da partida.

Tiro de sete metros – É equivalente ao pênalti no futebol. Ocorre após a execução de uma falta grave sobre o adversário.

Tiro lateral – Cobrado com um pé sobre a linha e outro fora da quadra, é ordenado quando a bola ultrapassa o limite da linha lateral.

Tiro livre – Pode ser ordenado por vários motivos. O jogador pode arremessar ou sair jogando com um companheiro de equipe.

Tiro de meta – Cobrado de dentro da área pelo goleiro, acontece quando a bola sai pela linha de fundo tendo tocado pela última vez em um jogador da equipe adversária ou no próprio goleiro.

Tiro de saída – Jogada que dá início à partida. É feita no meio da quadra.