domingo, 10 de abril de 2011


REGRAS SIMPLIFICADAS

* Os jogos oficiais têm duração de uma hora, em dois tempos de trinta minutos.

* Não há limite para substituições.

* O jogador só pode dar três passos com a bola na mão, depois tem que passá-la, arremessá-la ou driblar.

* Nenhum jogador pode permanecer dentro das áreas de seis metros que circundam os gols, com exceção dos goleiros.

* O goleiro pode atuar como qualquer outro jogador, desde que não saia da sua área conduzindo a bola.

* A falta faz parte da tática defensiva. Um número ilimitado de faltas é permitido no handebol, desde que elas sejam feitas sem o uso excessivo de força e sem violência.

* Toda falta normal é cobrada na linha tracejada (ou linha dos 9 metros), e toda a equipe atacante tem que estar atrás desta linha no momento da cobrança.

* Ao cometer falta desleal, o jogador pode ser punido com exclusão por 2 minutos ou até cartão vermelho, que o elimina do jogo. Se um mesmo atleta é excluído por 2 minutos por três vezes num mesmo jogo, ele também é eliminado do jogo.

* Se um jogador está em posição para fazer um gol e sofre falta por trás ou é agarrado, o infrator é punido com um tiro de sete metros, semelhante ao penalty do futebol.

* Só existem escanteios se o último jogador a tocar na bola não tenha sido o goleiro, toda bola que sai pela linha de fundo tocada pelo goleiro é da defesa.

* Se o árbitro verificar que um dos times não está fazendo força para atacar, ele pode assinalar jogo passivo (‘enrolando’) e conceder a posse de bola para a outra equipe.

* Quando a bola sai pela linha lateral, é cobrado o arremesso lateral, no qual o jogador deve ter um dos pés em cima na linha.