REGRAS SIMPLIFICADAS
* Os jogos oficiais têm duração de uma hora, em dois tempos de trinta minutos.
* Não há limite para substituições.
* O jogador só pode dar três passos com a bola na mão, depois tem que passá-la, arremessá-la ou driblar.
* Nenhum jogador pode permanecer dentro das áreas de seis metros que circundam os gols, com exceção dos goleiros.
* O goleiro pode atuar como qualquer outro jogador, desde que não saia da sua área conduzindo a bola.
* A falta faz parte da tática defensiva. Um número ilimitado de faltas é permitido no handebol, desde que elas sejam feitas sem o uso excessivo de força e sem violência.
* Toda falta normal é cobrada na linha tracejada (ou linha dos 9 metros), e toda a equipe atacante tem que estar atrás desta linha no momento da cobrança.
* Ao cometer falta desleal, o jogador pode ser punido com exclusão por 2 minutos ou até cartão vermelho, que o elimina do jogo. Se um mesmo atleta é excluído por 2 minutos por três vezes num mesmo jogo, ele também é eliminado do jogo.
* Se um jogador está em posição para fazer um gol e sofre falta por trás ou é agarrado, o infrator é punido com um tiro de sete metros, semelhante ao penalty do futebol.
* Só existem escanteios se o último jogador a tocar na bola não tenha sido o goleiro, toda bola que sai pela linha de fundo tocada pelo goleiro é da defesa.
* Se o árbitro verificar que um dos times não está fazendo força para atacar, ele pode assinalar jogo passivo (‘enrolando’) e conceder a posse de bola para a outra equipe.
* Quando a bola sai pela linha lateral, é cobrado o arremesso lateral, no qual o jogador deve ter um dos pés em cima na linha.