A
Apertada – Sistema de marcação apertado, sem dar espaço para os adversários.
Arremesso – Ato de jogar a bola em direção ao gol.
B
Bloqueio – Utilização do corpo para impedir o deslocamento do adversário.
Bola ao chão - É marcada quando, mantida a bola dentro da quadra e fora das áreas de goleiro, ocorrer: falta simultânea de jogadores das duas equipes; interrupção do jogo por qualquer motivo ou razão que não se caracterize como infração às regras.
C
Cerrada - O mesmo que apertada.
Condução – Movimento irregular de carregar a bola, segurando-a por três segundos ou caminhando três passos sem batê-la no chão.
D
Desqualificação – Expulsão. O time permanece durante dois minutos com um jogador a menos e depois pode completar a equipe com outro jogador.
Dois minutos - Punição que obriga o jogador a permanecer fora da partida durante dois minutos, depois dos quais pode retornar ao jogo com permissão da mesa de arbitragem.
Drible – Ato de bater na bola seguidamente em direção ao chão, utilizando apenas uma das mãos.
E
Escanteio - Lance ordenado desde que a bola tocada pela equipe defensora ultrapasse a linha de fundo (sem que o goleiro tenha tocado na bola). É executado no ponto de intersecção entre a linha de fundo e a linha lateral, do lado onde a bola saiu.
Exclusão - Recurso extremo da arbitragem, utilizado em casos de agressão física e verbal ou em lances violentos. O jogador que sofrer exclusão não pode voltar a quadra e nem se sentar no banco de reservas, e seu time permanece até o fim da partida com um jogador a menos.
F
Finta –Ato de ultrapassar o adversário batendo a bola no chão.
Flutuação – Movimento do defensor na marcação de seu oponente direto, saindo à frente e retornando novamente à sua posição de origem.
Fundo central – Jogador central que atua no meio da quadra.
I
Infiltração – Movimento de ataque no qual o jogador entra na defesa adversária em uma jogada criada por ele ou pelos seus companheiros de equipe.
Interceptação – Ato de impedir que uma bola chegue ao adversário.
J
Jogador de linha - Qualquer atleta do time, com exceção do goleiro.
K
L
Linha de quatro metros – Demarcação da área onde um goleiro pode ficar durante a cobrança de um tiro de sete metros.
Linha de seis metros – Demarcação da área onde o goleiro pode atuar.
Linha dos sete metros – Linha que demarca o local onde o jogador deve cobrar um tiro de sete metros.
P
Pivô – Jogador que atua próximo à área do goleiro.
Q
Quique – O mesmo que drible.
R
Rebote – Ato de pegar a bola no momento em que esta não está de posse de nenhum jogador.
Recepção – Ato de pegar a bola passada por um companheiro de equipe.
T
Time-out –Interrupção do jogo pelo árbitro em alguns momentos da partida.
Tiro de sete metros – É equivalente ao pênalti no futebol. Ocorre após a execução de uma falta grave sobre o adversário.
Tiro lateral – Cobrado com um pé sobre a linha e outro fora da quadra, é ordenado quando a bola ultrapassa o limite da linha lateral.
Tiro livre – Pode ser ordenado por vários motivos. O jogador pode arremessar ou sair jogando com um companheiro de equipe.
Tiro de meta – Cobrado de dentro da área pelo goleiro, acontece quando a bola sai pela linha de fundo tendo tocado pela última vez em um jogador da equipe adversária ou no próprio goleiro.
Tiro de saída – Jogada que dá início à partida. É feita no meio da quadra.